100. RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA TRABALHAR COM MATERIAIS POTENCIALMENTE INFECCIOSOS EM LABORATÓRIO
- Toda a equipe do laboratório deve usar equipamento de proteção individual (EPI) apropriado, incluindo:
- Luvas descartáveis;
- Máscara cirúrgica;
- Jaleco de mangas longas;
- Proteção dos olhos.
- Luvas descartáveis;
- Ao recolher uma amostra respiratória de um paciente suspeito na Unidade de Cuidados Intensivos, deve ser considerado o uso de uma máscara N95.
- Qualquer procedimento com potencial para gerar aerossóis de partículas finas (por exemplo, preparação de amostras em tubo aberto ou agitação vortex) deve ser realizado em uma cabine de segurança biológica (CSB) classe II.
- Para a centrifugação devem ser utilizados dispositivos adequados de contenção física (por exemplo, tubetes de segurança de centrifugação e rotores selados).
- Idealmente, os rotores de centrifugação devem ser carregados e descarregados em uma CSB. Qualquer procedimento dentro do laboratório, que poderá gerar aerossóis sendo realizado fora de uma CSB (ou limpeza de vazamentos de amostras altamente suspeitas, por exemplo), deverá ser realizado usando uma máscara N95.
- Após o processamento das amostras, descontaminar as superfícies de trabalho e o equipamento utilizado com desinfetantes apropriados.
- Para isso, use qualquer desinfetante hospitalar devidamente registrado. As recomendações do fabricante para uso/diluição (ou seja, concentração), tempo de contato e cuidado no manuseio devem ser seguidas.
- Todo o material descartável deve ser autoclavado antes da eliminação final.