7. Por que é importante realizar o isolamento domiciliar?
O isolamento domiciliar é importante para diminuir a circulação do vírus de maneira rápida, evitando a sobrecarga dos serviços de saúde. Veja algumas situações em que o isolamento domiciliar é importante:
- Quando você viaja de um local com casos comunitários para outra cidade/local. O objetivo nesses casos é a observação por 07 dias, a fim de observar o aparecimento ou não dos sintomas da doença. Caso a pessoa que viajou tenha sintomas leves de resfriado ou síndrome gripal ela deve comunicar o serviço de saúde e permanecer isolada em um cômodo da casa. Se não apresentar sintomas após esse período, poderá voltar ao convívio social.
- Em áreas com transmissão comunitária, as pessoas com sintomas gripais ou resfriados, independente de terem entrado em contato com um caso suspeito ou confirmado. Muitas pessoas terão a forma leve da doença e como não é possível identificar exatamente quem está com a doença COVID-19, deve-se manter o isolamento dos sintomáticos para diminuir o risco de transmissão.
- Todos os pacientes que apresentarem resfriado ou síndrome gripal devem imediatamente (no primeiro dia de sintoma, quando o vírus já pode ser transmitido) permanecer em isolamento respiratório domiciliar por 14 dias, sem procurar Serviços de Emergências. Apenas pacientes com febre por mais de 24h ou 48h ou dispneia ou descompensação das condições clínicas das outras doenças crônicas (diabetes, Hipertensão) devem procurar os serviços. (Sociedade Brasileira de Infectologia 20/03/2020).