Entre as ações planejadas de combate e enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus, Covid-19 (SARS-CoV-2), a Universidade Estadual de Londrina (UEL) preza por assegurar a proteção dos profissionais de saúde que atuam no Hospital Universitário (HU) da UEL. Dada a escassez da oferta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no mercado global, a reitoria solicitou à coordenação do Curso de Design de Moda o desenvolvimento de máscaras de proteção para estes profissionais.
Em meio às pesquisas para encontrar soluções para a demanda, o curso de Design de Moda buscou parceria com a professora Dra. Danielly Negrão, docente do departamento de Enfermagem, da área perioperatória. Coordenadora do projeto de pesquisa “Sustentabilidade e Gestão de Custos em Serviços de Saúde”, na prática denominado como Projeto Muda, ela estuda a destinação adequada e a matéria prima das embalagens estéreis e atua como parceira do projeto de pesquisa “Logística reversa de resíduos têxteis industriais e pós consumo: design aplicado a sistemas e serviços sustentáveis e modelos de negócios”, coordenado pela docente Dra. Suzana Barreto Martins do Departamento de Design, pesquisando novas possibilidades de destinação e soluções de baixo custo dessas embalagens.
Nesse contexto, o grupo formado por docentes do curso de Design de Moda e Enfermagem, têm buscado soluções para suprir tal demanda.
Todos os direitos reservados | 2020 | UEL - Universidade Estadual de Londrina.